terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Agente da Passiva

AGENTE DA PASSIVA É: o elemento da frase que pratica a ação expressa pelo verbo quando este se apresenta na voz passiva. Sempre introduzido por uma preposição.
em outras palavras o Agente da Passiva indica quem praticou a ação expressa pelo verbo.
EXEMPLOS
A lição foi feita pelo aluno. Pelo aluno: agente da passiva
O Brasil foi descoberto por Cabral. Por Cabral: agente da passiva
O mascate ficou rodeado de curiosos. De curiosos: agente da passiva
Os exercícios foram resolvidos por mim. Por mim: agente da passiva
Este mar se navega de cruéis marinheiros. De cruéis marinheiros: agente da passiva
A grama foi cortada por Marilisa. Por Marilisa: agente da passiva

Exercícios:
Indique o agente da passiva de cada oração abaixo.
1- O relatório será feito por mim.
2- Nosso time foi derrotado pelo campeão do ano passado.
3- Toda cidade tinha sido cercada pelos soldados.
4- Alguns alunos foram repreendidos pelo diretor.
5- essas casas poderão ser destruidas pelas águas do rio.
6- esse filme deve ser visto por milhões de pessoas.
7- a fera foi perseguida pelos caçadores.
8- a comida das crianças era preparada pelas mães.

20 comentários:

  1. Também sou professora de Português e gostei muito do seu blog. Parabéns! Ele ajudará muita gente. Vou indicá-lo aos meus alunos.

    ResponderExcluir
  2. Sou aluna, adorei eu achei que você conseguio passar tudo oque sabia para os leitores do seu blog, facilmente. Obrigada ME AJUDOU MUITO!

    ResponderExcluir
  3. curso 0 3° ano e suas explicaçãoe me ajudaram muito e espero que você continue postando essas explicaçãoe.Muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. por mim.
    pelo campeão do ano passado.
    pelos soladados.
    pelo diretor.
    pelas aguas do rio.
    de pessoas.
    pelos caçadores.
    pelas mães.
    AI ESTÃO TODAS AS RESPOSTAS. OK.

    ResponderExcluir
  5. gostei da explicaçao
    mas vc poderia colocaro gabarito
    brigadin

    ResponderExcluir
  6. Muuuito obrigado! me ajudou bastante! :D

    ResponderExcluir
  7. valeuu ajudou pah capaz
    tava mesmo pressizandoo disso

    *-*

    ResponderExcluir
  8. A damares tb tá precisando de uma aula de ortografia.

    ResponderExcluir
  9. valeu pela ajuda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  10. Valeu gostei muito.ajudou.e conseguir passar no 8° ano vlw *_*↨

    ResponderExcluir
  11. vlw galera ajudou muito §◘•♦♣♠☺☻♥

    ResponderExcluir
  12. é bom! mas devia por mais exercícios e escrever em baixo as respostas porque posso pensar que estou a fazer bem e não estou... mas está bom!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela sua iniciativa.Quem postar comentários favor escrever certo,pois o português correto começa na escrita.

    ResponderExcluir
  14. Graças a isto estou muito preparada para o teste de hoje ! Tive estas respostas todas certas, espero que o teste seja facil para que me possa lembrar e me guiar por estes exercicios (:

    ResponderExcluir
  15. valeu pela ajuda,exercícios muito bons!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Adorei seu Blog

    ResponderExcluir