domingo, 1 de março de 2009

Adjunto Adnominal

Adjunto Adnominal é o termo que modifica um substantivo, qualquer que seja a função exercida por ele na oração.
Exemplo: Nossa classe preparou uma exposição maravilhosa.
Podem exercer a função de adjunto adnominal:
a) os artigos definidos ou indefinidos.
Ex: Os alunos fizeram um painel.

b) os adjetivos e as locuções adjetivas.
ex: Novas cidades surgem no interior do Brasil.

c) os numerais.
Ex: Duas pessoas impediram o acidente

d) os pronomes adjetivos.
Ex: Muitas pessoas ajudam essas famílias.

Obs: às vezes, os artigos e pronomes adjetivos podem aparecer combinados ou contraídos com as preposições. Ex:
Preciso deste livro. : de preposição + este pronome adjetivo demonstrativo;
Responda ao professor.: a preposição + o artigo

Exercícios:
Indique os adjuntos adnominais presentes nas orações a seguir.
1- Percorremos uma longa estrada de terra.
2- Poucos alunos vieram à nossa reunião.
3- O juiz expulsou três jogadores.
4- Aqueles alunos fizeram um ótimo trabalho.
5- Coloque mtodos os livros sobre essa mesa.
6- A seleção ganhou uma taça de ouro.
7- O tempo chuvoso atrapalhou nosso festival de música.
8- Os atletas do Brasil disputaram essa competição olímpica.

78 comentários:

  1. Ate'que da'pra aprender com esses exemplos!!!!!!!!!
    Ajuda bastante pessoas que não sabem alguma coisa sobre isso;Tia algumas duvidas!
    Site aprovado...
    lala

    ResponderExcluir
  2. Indique os adjuntos adnominais presentes nas orações a seguir.

    1- uma, longa, de terra.
    2- Poucos,nossa.
    3- O, três.
    4- Aqueles,um, ótimo.
    5- os, essa.
    6- A, uma, de ouro.
    7- O, chuvoso, nosso, de música.
    8- Os, do Brasil, essa, olímpica.

    ResponderExcluir
  3. Muuuuito boom *--*
    Aprovadississsissimo *-*

    ResponderExcluir
  4. na verdade, na oitava letra não tem olímpica, erraram.

    ResponderExcluir
  5. vc devria colocar as respotas no final da pagina para vermos se esta correto

    ResponderExcluir
  6. Olha o site é ótimo pois consegui estudar para a prova... valeu mesmo

    ResponderExcluir
  7. Indique os adjuntos adnominais presentes nas orações a seguir.

    1 -Esta minha sanndália vermelha sem salto é muito confortavel

    ResponderExcluir
  8. Como indicar os termos da oração que os adjuntos adnominais integram

    ResponderExcluir
  9. olha se tiver errado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc nao vai fazer nada...lazarento

      Excluir
  10. amei o site!!! perfeito, n ta complicado, nem faltando informaçoes, nem cheio de detalhes escrotos e insignificantes!
    valeu fessor!

    ResponderExcluir
  11. Gostei da explicação clara e direta.
    otimo, irá me ajudar no meu estagio.
    Prof. graduando.

    ResponderExcluir
  12. vc poderia escrever as respostas para nós vermos se acertamos,mas me ajudou bastante

    obrigado
    XD

    ResponderExcluir
  13. ótima explicação, entendi tudo ! mas gostaria muito das respostas para conferir ! por favor

    ResponderExcluir
  14. ;)

    Gostei,mas achei que é muito pouco conteudo para uma explicação sobre adj.adnominal, mas foi uma explicação basica e rapida de se entender !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem concordo, mas acho que deveria ser uma explicaçao mais clara. onde avesse as respostas :) mas msm assim vleu

      Excluir
  15. Explicação pequena, porém, fácil de aprender.
    Grato!

    ResponderExcluir
  16. Olá professor,
    também sou professora da rede de ensino Adventista.
    Seu material me ajudou muito, obrigada!!

    ResponderExcluir
  17. Atendendo a pedidos, estou colocando as respostas. Não coloquei antes, pois estava usando para os alunos fazerem tarefa de casa.
    Piraneto havia já colocado e está certo.
    Abraços.
    Profº William
    1- Uma, longa, de terra.
    2- pouco, nossa.
    3- O,três.
    4- Aquele,um, ótimo.
    5- Os, essa.
    6- A, uma, de ouro.
    7- O, chuvoso, nosso, de música.
    8- Os, do Brasil, essa, olímpica.

    ResponderExcluir
  18. muitoooo bom, ajudou muitooo...

    valeu...

    ResponderExcluir
  19. Gente todas as respostas corretíssimas!!
    Valeu...

    ResponderExcluir
  20. Perfeito!! Me ajudou muito! Valeu!

    ResponderExcluir
  21. Adjuntos adnominais de "Me ajudou muito": Me e muito... Eu acho

    ResponderExcluir
  22. odiei,nao é so isso ,e ta um pouco confuso

    ResponderExcluir
  23. é bom ; vooce aprende rapidinho :) ADJUNTO ADNOMINAL , ODEIOO ISSO MAS TENHO QUE SABER SE NAO , EU NAO FAÇO A PROVA QUE É DIA 02/08/10 ; RSRSRSrsrsrsrs beijos

    ResponderExcluir
  24. aai , vaaleu !!! euu to quase loouka com esses negoocios ae :SS

    ResponderExcluir
  25. BEYONCÉ É A DIVAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  26. A resposta tinha que vir junto

    ResponderExcluir
  27. alguem pode colocar as respostas aqui nos comentarios ?

    ResponderExcluir
  28. Ai gnt, bgdao msm... reealmente me ajudou bastant! Eu axo super legal issoo q fazem para ajudar as pessoass comm difiiculdade em determiinadas coisas.. ;D Agr me desejem mt booa sortee na avaliiaçãão q euu vouu ter.. huashuas xDD*

    ResponderExcluir
  29. MEDAA.... PROVIINHA DÍFIICIL A Q EU VOOU TER!! ME DESEJEM BOOA SORT TBM PEOPLEE ! :~P

    ResponderExcluir
  30. oOOHH !!! thanks ! it really help me! I'd like to know more things about this...KISSES TEACHER, lol

    ResponderExcluir
  31. RESPOSTAS SAINDO AMORE:

    1- Percorremos uma longa estrada de terra.

    2- Poucos alunos vieram à nossa reunião.

    3- O juiz expulsou três jogadores.

    4- Aqueles alunos fizeram um ótimo trabalho.

    5- Coloquem todos os livros sobre essa mesa.

    6- A seleção ganhou uma taça de ouro.

    7- O tempo chuvoso atrapalhou nosso festival de música.

    8- Os atletas do Brasil disputaram essa competição olímpica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-Uma,longa, e terra.
      2-Poucos e nossa.
      3-O e três.
      4-Aqueles,um e ótimo.
      5-Os e essa.
      6-A,uma,de ouro.
      7-O,chuvoso,nosso,de musica.
      8-Os,do Brasil,essa e olímpica.

      Acho que e isso mas da proima

      Excluir
  32. naum entendii mt bem, será q vc poderia explicar melhor ?! obgd mesmoo assim ;)

    ResponderExcluir
  33. Por que na frase 5 a resposta não é "todos, os , sobre , essa . Gostaria de saber por que o todos e o sobre não são adjuntos de coloquem e mesa , respectivamente?. Aguardo retorno com resposta. Obrigado:D

    ResponderExcluir
  34. Esta muito bom,eu aprvo

    ResponderExcluir
  35. isso é uma merda não adianta so tem 1 tem que te 10 exercícios

    ResponderExcluir
  36. gostei muito e me ajudou mas so faltou as respostas

    ResponderExcluir
  37. muito bom valeu está ótimo assim professor.

    ResponderExcluir
  38. nossa eu nao gostei muito pois nao tinha o qui eu procurava ne mais esse e um otimo site bjs

    ResponderExcluir
  39. Cuidado pessoal, pois têm pessoas que estão colocando resposta errada. Analisem bem, antes de considerá-las.

    ResponderExcluir
  40. Tenho prova hj,e esses exercicios me ajudaram bastante!!Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  41. e..
    bem vagoo ..
    tem explicar direito.
    ver quando nao é adjunto adnominal...
    e dicas para nao se confundir com complemento ..

    ResponderExcluir
  42. amei o site, tinha algumas coisas que eu não tinha entendido, mais consegui tirar 8,5 na prova ... esse site esta aprovadissimo!

    ResponderExcluir
  43. poxa faltou as repostas .....

    ResponderExcluir
  44. muito bom
    minha filha aprendeu muito
    estou satisfeita

    ResponderExcluir
  45. miinha filha tem prova amanha e ela ja esta otima e doominando o assunto
    muito obg mesmo
    adorei o site
    me ajudaram e ajudaram ela
    obg obg obg

    ResponderExcluir
  46. Nossa,
    você não sabe como me ajudou na prova.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  47. Tudo que faltava pra mim
    obg *-*
    bjs Dudah

    ResponderExcluir
  48. Sou dono de um blog, acho bem interesanteo que o senhor esta fazendo, estou começando no meu blog e isso me deu novas e deias valeu.

    ResponderExcluir
  49. Gostei dos exercícos, sou professora particular e tenho que me adequar a cada velocidade e aprendizado do aluno. São exercícios de fácil compreenção.

    ResponderExcluir
  50. MINISTRO AULAS DE REFORÇO, ADOREI OS EXERCÍCIOS.

    ResponderExcluir
  51. Eu sou professor geral de sao luiz de Cuteú e essa resposta literalmente errada no figurado do conjunto mediano de letra da amazonia especializada com extremo desempenho do conjunto de anonimos do brasil do cotidiano literal portugues surgindo o meridio ingles de cuteu da xexenia americana suave com a atividade liguistica espanhola no conjunto sensual do magneticfo de ozoidio de portugues no diminutivo de escrever sutilmente desejado de gerecolvaldino o maior escreitor de obras expressas de ozoidio www.ozoidoloidegeografia.com.br junto com o meridio consagrado da ucrania.

    ASS:PRFESSOR DULLIROUL

    ResponderExcluir
  52. No exemplo C o artigo "o" de "o acidente" não é adj. adnominal?

    ResponderExcluir
  53. Estão de Parabéns aprendo melhor aqui do que no colégio !!! uahsuahsuah

    ResponderExcluir
  54. Muito legal mais presisa das respostas!

    ResponderExcluir
  55. Mee ajudou bastantee :D

    ResponderExcluir
  56. valeu me ajudou a fazer um trabalho super complicado...

    ResponderExcluir
  57. cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  58. me ajudou muito valeu

    ResponderExcluir
  59. Hey! Você copiou e colou os exercícios de um outro blog eu acho; ou foi só impressão minha???
    Eles tem a resposta.
    Obrigado por ler esse comentário.

    ResponderExcluir
  60. eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee uma merda ese blog

    ResponderExcluir
  61. aff so 1 questao ponhe mais!

    ResponderExcluir
  62. vá no youtub e procure ``aula com o professor Leo´´bem melhor do que essa explicação ridícula. procure,explicaçao exelente

    ResponderExcluir