domingo, 1 de março de 2009

Complemento Nominal

Já sabemos que os verbos de sentido incompleto (verbo transitivo) exigem um complemento verbal (objeto direto ou objeto indireto).
Da mesma forma forma existem nomes de sentido incompleto. Se os verbos intransitivos exigem complemento verbal, os nomes de sentido incompleto exigem o complemento nominal.
Complemento Nominal é o termo que especifica ou completa o sentido de um substsantivo, adjetivo ou advérbio.
Ex. Eles têm admiração pelo colega. admiração: substantivo; pelo colega: complemento nominal.
A mulher estava conciente de tudo. conciente: adjetivo; de tudo: complemento nominal.
Nada podemos fazer relativamente a esse caso. relativamente: advérbio; a esse caso: complemento nominal.
O complemento nominal é sempre introduzido por preposição.
Obs: Não confunda complemento nominal com objeto indireto.
O complemento nominal refere-se sempre a um substantivo, o adjetivo ou a um adverbio. o objeto indireto completa o sentido do verbo transitivo indireto.
Ex:
Devemos ter confiança na justiça. Confiança: substantivo; na justiça: complemento nominal.
Devemos confiar na justiça. Confiar: verbo transitivo indireto; na justiça: objeto indireto.

Exercícios.
Identifique o complemento nominal que aparece em cada oração abaixo.
1- A criança tinha necessidade de afeto.
2- Precisamos estar conciente de nossos direitos.
3- Fumar é prejudicial à saúde.
4- Essa lei é benéfica à cidade.
5- Esse aluno é responsavel pela festa de formatura.
6- A esperança no fururo anima aqulas pessoas.
7- è impróprio para menores esse filme.
8- Temos muita confiança em nossos jogadores.

65 comentários:

  1. Muito bom, me ajudou a fazer meu trabalho do colégio!!!

    ResponderExcluir
  2. muitos erros ortográficos hein...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque ele é o biliaubilulu

      Excluir
    2. viish como vcs sao retardados kkkk oushii saco isso hein kkkk

      Excluir
  3. A qui vc poderia colocar a resposta pra ver se acertamos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah sim isso eh vdd... mas me ajudou a fazer minha prova!!!!!

      Excluir
    2. é verdade, tenho prova amanha ( estou na 7 serie) e isso por enquanto ta me ajudando mas nao sei se as minhas respostas disso da certo

      Excluir
  4. nossa q maravilha!coloca mais coisas no seu blog, ele tb me ajudou a fazer um trabalho de escola, me ajudou bastante

    obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. muitos erros ortograficos e de concordancia

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns,me ajudou numa prova! Muito obrigada! Esses erros ortográficos devem ser por conta do teclado,acontece .. rs

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, tudo resumido, bem explicado e claro! Porém deveriam ser conferidos os erros gramaticais, pois este é um site de língua portuguesa. E faltam as respostas para vermos se acertamos. Mas ajudou muitoo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. 1) De afeto
    2) De nossos direitos
    3) À saude
    4) À cidade
    5) Pela festa de formatura
    6) Aquelas pessoas
    7) Para menores
    8) Em nossos jogadores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas Respostas bateram com a sua! IUPI!

      Excluir
  10. Deveria corrigir os erros e colocar respostas.

    ResponderExcluir
  11. eu queria saber qual que e complemento nominal e qual que e adjunto ! Respostas, please

    ResponderExcluir
  12. Querida acima, nenhum deles e adjunto adnominal... todos sao complementos nominais ! leia o cabecalho !
    Beijiinhos ZUSUKIH

    ResponderExcluir
  13. Eu queria saber a resposta cade?

    ResponderExcluir
  14. Foi muito útil! Adorei!
    Me ajudou bastante para estudar para a prova que terei no meu colégio... Obrigada :D

    ResponderExcluir
  15. eu adorei mas cadê as respostas???

    ResponderExcluir
  16. poderia ecrever as respostas e corrigir os erros gramaticais,mas me ajudou bastante

    ;)

    ResponderExcluir
  17. filha de uma puta no sabe nem escrever vai tuma no cu e gozar na boca dos idiotas igual a vocÊ _!_

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus que mal educadooo obrigada me atrapalhou mt bjs

    ResponderExcluir
  19. falaram dele mais olha ae "tuma" UAHSAUHSU isso acontece.. quem nnca errou? --'
    me ajudou muuito mesmo,muito obrigada :]

    ResponderExcluir
  20. bando de filho da P***. a resposta ta ali caramba.

    1) De afeto
    2) De nossos direitos
    3) À saude
    4) À cidade
    5) Pela festa de formatura
    6) Aquelas pessoas
    7) Para menores
    8) Em nossos jogadores

    ResponderExcluir
  21. Muito bom, ajudo a complementar meu trabalho !!

    ResponderExcluir
  22. Caro colega Professor de Língua Portuguesa. A proposta de seu trabalho é boa, mas não cumpre totalmente a função a que se destina, visto os erros que, evidentemente, não são meramente de digitação. Caso não tenha percebido, ainda, a palavra "consciente", "consciência" e afins são grafadas com "SC", pois possuem dígrafo consonantal. Abraços, Profª Valéria

    ResponderExcluir
  23. muito legal a atividade , mas ñ precisa xingar ñ..
    Valeu.

    ResponderExcluir
  24. continuo sem entender nada HAHAHHAHAHA

    ResponderExcluir
  25. muito obrigada, esse exercício é uma bosta !

    ResponderExcluir
  26. Bom é o CACETE Bando De lerdao

    ResponderExcluir
  27. Prof. obrigado pelas dicas!!!!


    Quanto a ralé que deixa bobagens escritas aqui, vão trabalhar bando de vagabundos ou Vão catar lixo pra passar o tempo, retardados!!

    ResponderExcluir
  28. Caro professor de língua portuguesa sua atitude foi muito boa, me ajudou bastante, obrigada! Mas você deveria rever os erros de português, e deveria colocar as respostas. Poxa comentaristas tiveram que colocar as respostas foi errado da sua parte! Mas seu trabalho é muito bonito! Beijos uma aluna que precisava disso para estudar para a prova de português da minha escola RJ

    ResponderExcluir
  29. a gente vão se fude ta mais do ke otimo oke ela coloko se ñ tabom faiz melhor PORRA *-*

    ResponderExcluir
  30. Obrigada, me ajudou na prova.

    ResponderExcluir
  31. É, caro colega... É engraçado como algumas pessoas se acham no direito e dever de criticar um trabalho sem ao menos terem compostura e educação...Percebem o cisco no olho dos outros, mas não a trave do seu própio!!!

    ResponderExcluir
  32. Eu gostei muito
    Só faltou as respostas...

    ResponderExcluir
  33. Uma bosta
    Puta que pariu da próxima vez vê se você faz direito
    SEU CABAÇO

    ResponderExcluir
  34. valeu pelos exercicios estão muito bons

    ResponderExcluir
  35. 1) De afeto
    2) De nossos direitos
    3) À saude
    4) À cidade
    5) Pela festa de formatura
    6) Aquelas pessoas
    7) Para menores
    8) Em nossos jogadores

    ResponderExcluir
  36. 1) De afeto
    2) De nossos direitos
    3) À saude
    4) À cidade
    5) Pela festa de formatura
    6) Aquelas pessoas
    7) Para menores
    8) Em nossos jogadores

    ResponderExcluir
  37. Gostei do site! deveria ter mais conteudo como este!

    ResponderExcluir
  38. muito legal a iniciativa, é isso continue postando conteúdos!!!

    ResponderExcluir
  39. Muito boom!!
    Gete para de criticar os erros de português caramba até parece que vocês nunca erraram um dia!

    ResponderExcluir
  40. e as respostas *-*
    responde ai ohh
    obriga me ajudou mutoo

    ResponderExcluir
  41. Parem de ser infantis, ficar chigando as pessoas aqui pra mim é falta de caráter. Por favor respeitam as pessoas e apenas discordem dos seus erros. Se erraram na ortografia corriga, traga soluções e não confusões.

    ResponderExcluir
  42. Nossa eu pensei que ia aprender mais fiquei mais burro com esses erros de português que burrice

    ResponderExcluir
  43. Mas e as respostas???????
    e o site precisa ser atualizado!
    e tem muitos erros de gramática!!
    do 7,5 de nota pra esse site

    ResponderExcluir
  44. mano vc só me confundiu a cabeça!!!!!
    va se fude corno arrombado eu catei sua mãe ontem ( credo )
    o ñ presiza ficar bravo mas o negão te catou ontem e disso eu ja sei !! cornoooooo

    ResponderExcluir
  45. Tem erros -2.5,tem explicação exelente +5.0,tem Exercicios +2.5. Ta ai ve se melhorar na digitação pq tem erros e Isso numa Gramatica é inaceitavel.Sua nota esta ai: 7.5.Ta achando ruim? Pois é o justo! Outra nota> Site: 8.9 (-1.1 Falta couteudo de outros itens para a gramatica!

    Bye pra mim isso foi o justo.
    Luizrcn-Doom3-Perfect World-Sacerdote-Hydra

    ResponderExcluir
  46. Bando de ignorantes , o kra ta tentando ajudar a gente e vcs parescendo uns pirralhos de 10 anos chingando sem sentido algum ¬¬'

    ResponderExcluir
  47. bando de otario fica chingando dos erros mas vcs tbm erram isso num é certo seus ignorantes de merda pelo menos ela nos ajudo se vcs acha q fico uma bosta vai estuda seus troxa pq num deve fazer nada da vida para chinga quem fez isso

    Obs: Obrigado me ajudo a estuda para uma prova bem dificil e num liga para certas pessoa q falam q ta uma bosta

    ResponderExcluir
  48. Deveria corrigir os erros e colocar respostas. ²

    ResponderExcluir
  49. voces queriam saber a materia ou o assunto??

    ResponderExcluir
  50. Oiie, Ótimo site mas faltou algumas explicações!
    Vc deveria ter colocado as respostas!
    Mas me ajudou muiiitooo!
    Obriigad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu lindo (a), eu acho que nao precisa as pessoas ja colocaram as respostas nos comentarios e ta certo,eh so você olha! (:

      Excluir
  51. O complemento nominal é sempre introduzido por preposição.

    Macete:
    1)Localize a preposição;
    2)Faça um corte antes dela;
    3) Observe: Se a palavra anterior é substantivo, advérbio ou adjetivo é complemento e pronto.

    Obs.:
    No exercício, o item 6:
    A esperança no fururo anima aqulas pessoas.
    (futuro) (aquelas)

    Aquelas pessoas não seria um Objeto Indireto por completar o sentido do verbo "animar"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não,
      " A Esperança no Futuro anima aquelas pessoas"
      Porque a Frase já tem um sentido todo "A esperança no futuro anima"
      e "Aquelas pessoas" é o complemento nominal


      Eu acho que é assim !

      Excluir
  52. Em "O relatório faz recomendações que podem ajudar a prevenir mortes nas estradas..." o termo "nas estradas" seria um adjunto adverbial de prevenir ou complemento nominal de morte? obg.

    ResponderExcluir
  53. fraco , fraco ,muito ruim

    ResponderExcluir