domingo, 22 de março de 2009

Verbos transitivos

Verbos transitivos, são aqueles que precisam de complemento, pois se a frase parasse neles ficaria sem sentido.
Ex: Eu bebi. Quem bebe, bebe alguma coisa ou algo, que pode ser desde um copo de água até um pouco de veneno. Então o verbo beber é transitivo, pois é incompleto; para frase ter sentido precisa-se do complemento.
Ex: Eu bebi um copo de refrigerante. Um copo de refrigerante é o complemento dete verbo.
O verbo transitivo classifica-se em:

Verbo transitivo direto: é aquele que o seu complemento, não vem precedido de preposição.
Ex: Eu comprei uma camiseta. Após o verbo comprei, o seu complemento, vem precedido de um artigo indefinido e não de uma preposição. Neste caso chamamos o seu complemento de objeto direto.
Objeto direto é o complemento do verbo transitivo direto. O complemento acompanha o seu verbo; se o verbo for transitivo direto, o seu complemento tem por obrigação, ser objeto direto.
A pergunta que se faz para o verbo transitivo direto normalmente é: o que?
Ex: Ela escreveu uma carta. Ela escreveu, o que?, uma carta. Uma carta é a resposta que se dá a pergunta que se faz para o verbo. Então escreveu é verbo transitivo direto, logo carta é objeto direto.

Verbo transitivo indireto: é aquele que seu complemento vem precedido de preposição.
Ex: Eu fui à praia. Quem vai, vai a algum lugar, nesta frase, quando digo que fui, a pergunta que todos fariam é: Fui para onde, ou fui aonde? Como na resposta há a preposição, neste caso o a craseado, então o seu complemento é objeto indireto.
As perguntas que se faz para o verbo transitivo indireto são: de que; de quem; para que; para quem; com que; com quem; onde; aonde.
Assim como no verbo transitivo direto o objeto tem por obrigação ser objeto direto; no verbo transitivo indireto o objeto tem por obrigação ser objeto indireto.

Verbo transitivo direto e indireto: é aquele que tem dois complementos; um direto e outro indieto.
Ex: Ele deu um ramalhete de rosas para a namorada. Quem dá, dá algo, para alguém. Então neste tipo de verbos você encontra a seguintes pergunta. Ele deu o que?; para quem? Como uma pergunta obriga a ser respondida sem preposição, um ramalhete de rosas; e a outra exige a preposição, para a namorada. temos dois objetos. Por isso o verbo é transitivo direto e indireto.
William.

87 comentários:

  1. Muito legal achei oque tava proucurando... ;P
    NOTA : 10

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, parece que tem um professor nos dando aula é tudo resumido e muito claro, ótimo!
    Obrigada pela ajuda!!

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  4. noo vlw mano
    tava fragando issu n =/
    mas agr entendi direitinho =D
    quem sabe eu ainda tenho chance de passa de ano
    uahauhauhauh
    continuem assim xD

    ResponderExcluir
  5. adorei esse site *--* ,obg me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  6. eu amei o site, eu nem sabia oq era V.T.D , V.T.I, dshaiudah , mas agora já sei ! :)

    ps: Rafaella gomes :]

    ResponderExcluir
  7. Muito boom mesmo !!
    Ameei esse site ! obg agora eu jaah sei !

    ResponderExcluir
  8. Amei, tirou todas as minha dúvidas!!! obrigada
    ass: Camila

    ResponderExcluir
  9. AEW vlw agora vo tirar um 10 na prova de amanha !! =D

    ResponderExcluir
  10. Noossa esse site é mto foda, adorei ;*
    By: Izabel

    ResponderExcluir
  11. gostei, boa explicação, bem esplicado!!

    by: thais

    ResponderExcluir
  12. valeu mesmo...tu me ajudou muito...muito obrigada.
    ;)

    by:nayzinha<3

    ResponderExcluir
  13. Falou mas exemplos.. Mas deu para ajudar um pouco
    =)

    ResponderExcluir
  14. Valeu pelas dicas!
    Passo a passo!=)

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pelas dicas.
    Se puder nos passe mais exemplos é melhor para entendermos.

    ResponderExcluir
  16. vc pode me passa uns exercicios ??

    ResponderExcluir
  17. como eu qeria saber tudo isso , sera qe vc gostaria de dar umas aulinha pra mim ?

    ResponderExcluir
  18. obrigado pela ajuda. me ajudou bastante!!!!

    ResponderExcluir
  19. Brigadahh...Eu precisava disso pra mim fazer a prova...Agora e ví como é Fácil..Bragahh de nvo!!

    ResponderExcluir
  20. queria que posse tambem verbos de ligacao

    ResponderExcluir
  21. adorei agora eu entendi!

    ResponderExcluir
  22. AFF ATÉ QUE ENFIM CONSEGUI ENTENDER EM MINUTOS TUDO O QUE O PROF NÃO CONSEGUE ME EXPLICAR EM MESES...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comigo tbm era assim
      nao conseguia entender nada
      aff

      Excluir
  23. Eu vou fazer uma prova na escola e não tava entendendo,eu tbm queria verbo intransitivo!1Mais ta bom bligadaum msm

    ResponderExcluir
  24. o site é muito bom,vc mim ajudou muito....

    ResponderExcluir
  25. Gostei mto
    aqui tirei todas as minhas duvidas
    parabéns.Eu entendi mas do q com o professor
    mto obrigada msm
    o site é mto bom

    ResponderExcluir
  26. obrigado pela ajuda para mim fazer a prova de português

    ResponderExcluir
  27. nao entendi merda nenhuma

    ResponderExcluir
  28. Agora tenho chance de tirar 5 na prova amnha baleu ai.

    ResponderExcluir
  29. agora eu achei o que eu estava procurando obrigada

    ResponderExcluir
  30. Obrigada me ajudou muito a entender..e olha que eu não intendi no livro..mais pelo site foi melhor pra eu entender..mais fácil e completo..com os exemplos! Meu livro dá escola não tem explicação (rede pitágoras) e isso é horrivel..então tenho que recorrer aos sites.Obrigada por me ajudar.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  31. muito boom explicado tudo certinho parabéns

    ResponderExcluir
  32. po, esclareceu a minha ajuda. BRIGADÃO XD

    ResponderExcluir
  33. Beber pode ser intransitivo também!
    Joao bebeu muito ontem.

    ResponderExcluir
  34. Parabéns para quem criou esse site... Mim ajudou bastante ...

    ResponderExcluir
  35. Muito obrigado msm isso tirou todas as minhas duvidas obrigado msm será que podia me passas uns exercícios?

    ResponderExcluir
  36. parabens quem criou o site, me judou muito

    ResponderExcluir
  37. me ajudou tb me deu muita força nesse trabalho q eu fiz acho q vou até tirar dez kk obrigada quem escreveu isso tbb

    ResponderExcluir
  38. Gostei muitoooooooooo....Parabénsssssss!!!

    ResponderExcluir
  39. Muito bom!! adorei o site,ta tudo explicadinho

    ResponderExcluir
  40. Adorei, adorei!! Minha professora passou esse conteúdo uma semana antes da prova, e eu não estava entendendo nada, principalmente pq eu não presto atenção na aula (sou hiperativa). Obrigadaaaahhh, esse site explicou tudo bem direitinho!!!!! Quem sabe eu ainda tire um 3 kk'
    Bjs e continue assim!

    ResponderExcluir
  41. Muito bom Adorei!!!!!

    ResponderExcluir
  42. Vlw Muito Legal Esse Site Adorei Me Judou Batante Prof.

    Seu Site e Muito Legal Recomendo

    Obg...

    ResponderExcluir
  43. Bem minha professora disse que o trablho estava bom mas presisava ter mas esplicaçoes sobre os verbs mas isso é bom pq passei em portugs entao tanto fas para min mas adorei o site mt boa a esplicaçao

    ResponderExcluir
  44. gostei muito me ajudou bastante no trabalho de portugues acho que vou conseguir tirar 10 tava bem resumido consegui entender

    ResponderExcluir
  45. É isso aí,uma linguagem simples muito bem explicada, facíl de ser entendida.Show de bola!!!

    ResponderExcluir
  46. otimo tres bimestres tentando entender e em 5 minutos tava mestre kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. serio vc é dificil eim de aprender pq qualquer um aprende isso em um dia.

      Excluir
  47. Muito bom parabéns vc pode ser um ótimo professor aprovado e carimbado nota 10 vc é foda...

    ResponderExcluir
  48. muito bom seu site,sabia já o que era vtd e vdi mas vtdi nao!!!segunda tenho prova qu ansiedade,valeu...nota:100000000000000000000000000000000000000

    ResponderExcluir
  49. muito bom vai ajudar muita na minha apresentação hoje parabèns!!!gosteiiii

    ResponderExcluir
  50. "Tá" é verbo transitivo?

    ResponderExcluir
  51. É eu já vi melhores

    ResponderExcluir
  52. muitíssimo obrigada por me ajudar tenho prova amanha e a minha professora não sabe explicar direito .vc me ajudou muito mesmo :) excelente,amei o blog parabéns
    ana

    ResponderExcluir
  53. muito obrigada você me ajudou de mais :) achei o que estava procurando !! nota 10

    ResponderExcluir
  54. Legal o site... Tem um conteúdo simples e fácil de entender !

    ResponderExcluir
  55. era desse que eu estava precisando muito explicativo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! legal

    ResponderExcluir
  56. MUITO LEGAL...INTERESSANTE....

    ResponderExcluir
  57. MUITO INTERESSANTE LEGAL E ERA DISSO Q EU ESTAVA PRECISANDO..............

    ResponderExcluir
  58. poooorrrrrrrrrraaaaaaaaaaa ;;.........

    ResponderExcluir
  59. adorei muito fácil de entender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amei achei a resposta de minha lição de casa

      Excluir
  60. gostei mt isso vai me ajudar na prova de português U.h

    ResponderExcluir
  61. adorei´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´pesquisa escolar

    ResponderExcluir
  62. nao me ajudou em nadaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  63. vlw cra ajudou bastante

    ResponderExcluir